23 de ago. de 2012

Olá pessoal:
            No final de semana passado celebrou-se a Assunção de Nossa Senhora. Pensamos o que escrever sobre o assunto... Enfim, encontramos um dos últimos textos deixados por nosso querido e saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida, ainda no hospital em 20/08/2006, publicado no jornal Folha de São Paulo:




         “...Celebramos , no mês de agosto, a festa da Assunção de Nossa Senhora. No Brasil, a data de 15 de agosto, por ser dia útil, ficou transferida para o domingo dia 20. A comemoração de Nossa Senhora, nessa festa, ajuda-nos muito a perceber, no horizonte de nossa vida, a promessa da felicidade para a qual Deus nos criou.Contemplando, à luz da fé, a glória de Maria, ficamos contentes vendo o prêmio que Ela recebe por uma existência totalmente dedicada ao bem da humanidade, ao lado de Jesus até na cruz. No entanto a alegria nos envolve também, porque desperta em nós a certeza de que Deus nos reserva, após esta vida, a felicidade e a paz. A devoção a Nossa Senhora revigora a certeza da proteção divina que há de nos ajudar a romper as barreiras do egoísmo e assumir as exigências da fraternidade, acelerando políticas públicas em bem dos mais necessitados. Vivemos em meio a tantas ocupações necessárias à sobrevivência, desde as responsabilidades em família até o empenho cotidiano para assegurarmos condições de trabalho, alimento e moradia para nós e para os outros. Os tempos não são fáceis. Os jovens enfrentam com coragem esse desafio, preparando-se sempre melhor para entrar no mercado de trabalho. Ficam as perguntas: que fazemos diante de nossas faltas? Como conseguir afastar o mal, corrigir nossos erros e viver na graça de Deus? A resposta depende muito de nós, de nosso empenho pessoal, mas muito devemos à intercessão materna de Maria, que pede por nós e nos ensina a seguir Jesus Cristo e a colocar em prática o mandamento do amor, procurando fazer o bem a todos, especialmente aos mais aflitos. Não basta rejeitar a corrupção e respeitar valores éticos. É preciso mais. Temos que assumir uma conduta fraterna que seja capaz de promover, o quanto antes, milhões de empobrecidos. Nada disso se faz sem amor. Para que isso aconteça, é preciso que aprendamos com Maria a praticar o mandamento do amor gratuito e universal que Jesus nos ensina. Ela nos anima a enfrentar os combates cotidianos com coragem, perseverando no bem e com a alegria maior de acreditarmos na felicidade eterna. Peçamos a Nossa Senhora, na celebração de sua assunção, que nos abençoe e nos ajude a encontrar com rapidez caminhos de justiça, solidariedade e concórdia. Em seu Coração de Mãe, coloco também o meu mais sincero agradecimento a quantos me têm acompanhado com suas orações e seu carinho nesses momentos em que me encontro no hospital. D. Luciano Mendes de Almeida Arcebispo de Mariana(MG)...”





20 de ago. de 2012

Oi pessoal! No dia 29 de Julho contamos com a presença de nosso bispo auxiliar Dom Edmar em nossa paróquia para a celebração da Crisma.

Foi um dia de muita alegria para os crismandos, familiares, amigos e todos os paroquianos...